dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo discutir as contribuições do intérprete de
Libras na construção relacional entre os estudantes surdos e ouvintes. O contexto
histórico da educação surda vem passando por grandes mudanças relacionadas à
comunidade surda, tanto nos pressupostos constituídos pela Política Nacional de
Educação Especial quanto em elos comunicativos visando à garantia dos direitos da
pessoa surda na sociedade e em diferentes espaços, por meio de códigos específicos
de comunicação ou sinalização, o que torna então a comunicação um fator
indispensável na luta pela inclusão e inserção do surdo. É, portanto, um instrumento
facilitador de aproximação e participação social plena, ao articular diferentes formas
— oral, escrita ou gesto visual —, possibilitando uma construção relacional e um
processo comunicativo em que todos têm direito à fala e ao convívio social. O papel
mediador do intérprete de Língua de Sinais abre possibilidades de o estudante surdo
receber as informações do universo escolar em sinais, por meio de uma pessoa que
possui competência nessa língua. O acesso e o contato com Libras na escola podem
favorecer o desenvolvimento e a aquisição de novos conhecimentos de forma ampla
e adequada ao aluno surdo. Quanto aos procedimentos metodológicos, salienta-se a
análise de dados obtidos na entrevista, foi possível analisar a contribuição do
intérprete de Libras, no processo entre esses dois grupos, no qual o intérprete tem
criado condições para que o aluno desenvolva hábitos, atitudes de cidadania e
habilidades, com intenção de fazer da aprendizagem um processo ativo, significativo,
atraente e vivo, contribuindo para a construção de saberes, e para aquisição de
conhecimento necessária para seu desenvolvimento em diversos aspectos,
impactando na aprendizagem e na relação entre surdos e ouvintes. Ao analisar os
resultados obtidos, foi possível constatar que as contribuições de todos os
participantes foram muito importantes principalmente a intérprete e os ouvintes como
ferramenta indispensável nesse processo inclusivo do aluno surdo, promovendo
efetividade, acolhimento e compreensão significativa para a estudante surda, onde
comunicação acontece a partir da compreensão da fala do outro. O assunto pautado,
todavia, é abrangente, tem grande importância para o contexto educacional e trazem
considerações acerca da cultura surda, da aprendizagem do surdo e de ambas,
consequentemente, elas devem ser vistas no espaço escolar. | pt_BR |