dc.description.abstract | A Educação Física é uma disciplina que trabalha, entre outros enfoques, a inclusão
social dos alunos. Dessa forma, a temática deste trabalho de conclusão de curso
aborda a relevância da inclusão no contexto das aulas de Educação Física,
desenvolvendo, assim, o esporte adaptado. O problema que se apresenta é: como o
futebol de cinco, indicado para cegos, pode ser um conteúdo de inclusão social e
educacional de aluna com baixa acuidade visual nos dois olhos, nas aulas de
Educação Física? No decorrer dos capítulos, explicam-se conceitos do futebol de
cinco e se estabelecem as possibilidades da sua prática no sentido de atender às
necessidades de todos os alunos, pois se trata de uma atividade em equipe. Além
dessa socialização, é preciso desenvolver a sensibilização, pois quando os alunos
compreendem que existem diferenças, e sabem conviver entre si, respeitando-as,
eles estão preparados para a educação inclusiva. O objetivo geral da pesquisa é
investigar as possiblidades do futebol de cinco como esporte que promova a
inclusão de aluna com baixa visão nas aulas de Educação Física. A Metodologia
aplicada foi a participante, através de pesquisa in loco envolvendo a turma e os
alunos. Conclui-se, após as abordagens teóricas e a pesquisa em campo que o
futebol de cinco é um esporte que viabiliza a participação de aluna com baixa visão
na escola regular e, como tal, promove a inclusão social. | pt_BR |