DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PLANEJAMENTO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE LINGUAGENS — ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA — E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumen
GRIPPA, Eliane Araújo. Deficiência intelectual: um estudo de caso sobre planejamento na modalidade Educação de Jovens e Adultos na área de Linguagens
— Arte e Língua Portuguesa — e no Atendimento Educacional Especializado. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
Compreender as deficiências é de fundamental importância para os profissionais da educação, neste mundo competitivo e inclusivo. Vivemos a era do discurso inclusivo e nem sempre ele é possível, mediante as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação. Para o objetivo geral, buscar-se-á compreender o modo como os professores de Arte e Língua Portuguesa estão planejando suas aulas em parceria com a professora do Atendimento Educacional Especializado da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Nossa Senhora Aparecida” que atuam no processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos noturno. Para o percurso metodológico, adotou-se a abordagem qualitativa e descritiva. Para os procedimentos técnicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a pesquisa de campo. O local da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Nossa Senhora Aparecida”, em Cariacica/ES. A coleta de dados partiu de entrevistas com três professoras, sendo uma da disciplina de Língua Portuguesa, outra de Arte, a do Atendimento Educacional Especializado e com a Pedagoga, além da ficha de matrícula do aluno. Por meio das entrevistas, foi possível perceber o modo como os professores atuam com o aluno com deficiência e como lidam com seus sentimentos diante da aprendizagem e das dificuldades que ele apresenta. Pensando no auxilio que a pesquisa poderia fornecer para os profissionais da educação, como produto educacional, foi elaborado um e- book intitulado A deficiência intelectual e a escolarização na EJA. Nas considerações finais, observou-se que os deficientes intelectuais podem superar as barreiras das suas próprias limitações e que deve haver uma redefinição nos modelos de planejamentos adequando à realidade do aluno público-alvo da inclusão.