• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Ver/
DAIANA DE FATIMA PAVESI.pdf (4.273Mb)
Fecha
2023-12-13
Autor
PAVESI, Daiana de Fatima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
alunos autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É conhecido que o autista precisa realizar rotinas diárias e essa necessidade precisa integrar o planejamento e prática pedagógica docente. Desta forma, além da rotina, a pesquisa busca mostrar que o aluno autista precisa ser estimulado a aprender esse conteúdo matemático, daí a ideia de se estabelecer a instrumentalização das aulas através de recursos concretos e matemáticos, para que sua participação seja eficaz e sejam desenvolvidas habilidades nesse sentido. Dessa forma, o estudo se direcionou a uma pesquisa exploratória, tendo como participantes professores de 4º e 5º Ano que trabalham ou que já tenham trabalhado com alunos autistas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João Pinto Bandeira, localizada em São Mateus-ES. Os docentes participaram de uma entrevista com perguntas fechadas e abertas que permitissem traçar uma análise qualitativa. Também participaram da entrevista a pedagoga da instituição, que faz acompanhamento a esses professores e às professoras da sala de Atendimento Educacional Especializado. Após a coleta de dados, análise e discussões, foi desenvolvido o Produto Educacional, que se constitui de atividades de cunho pedagógico, com vistas a auxiliar o professor nessa tarefa de ensino-aprendizagem das operações aritméticas fundamentais a alunos autistas. Conclui-se que a estimulação dos alunos autistas, quanto à aprendizagem das operações matemáticas, precisa ser estabelecida como rotina e, para isso, o uso de recursos concretos e lúdicos deve estar integrada em sala de aula.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1767
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias