Show simple item record

dc.contributor.authorARAUJO, Juliete de Oliveira Silva
dc.date.accessioned2024-01-31T13:02:24Z
dc.date.available2024-01-31T13:02:24Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1751
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta compreender como a suspensão de aulas presenciais transformou o modo de estudar e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a pandemia pelo ensino remoto, e como as aulas remotas influenciaram as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Rodrigues Leite. O objetivo geral é buscar a percepção que o professor alfabetizador da Escola municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Rodrigues Leite, de Nova Venécia/ES, tem sobre o modo de aplicação, diálogos e os resultados do PAEBES-Alfa durante a pandemia da Covid-19 entre os anos de 2018 a 2022 e os objetivos específicos são: apresentar como foi estruturado o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização no ensino remoto, buscando preparar os alunos para o PAEBES-Alfa no município de Nova Venécia/ES; Identificar os impactos que o ensino remoto durante a pandemia da Covid-19 causou no processo de alfabetização a partir dos resultados obtidos no PAEBES-Alfa e percepção dos professores alfabetizadores que estavam atuando no momento da pandemia; comparar os processos e resultados do PAEBES-Alfa antes, durante e pós pandemia da Covid-19; elaborar um Ebook para o professor alfabetizador de Língua Portuguesa e Matemática com sugestões de atividades de alfabetização, fortalecendo as ações docentes nas turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Nova Venécia/ES. O estudo utilizou a pesquisa bibliográfica, baseada nas obras de Soares (2017) (2020); Vieira (2018); Moreira et.al. (2020); Alves e Almeida (2020); Freitas (2005); Côco (2017) e Rezende (2020), dentre outros. Utilizou-se também os resultados da avaliação em rede conhecida como PAEBES-Alfa, realizada no terceiro trimestre de 2022, com o objetivo de observar os sujeitos envolvidos com o trabalho de alfabetização numa escola municipal no interior do Espírito Santo, a saber, diretor, pedagogo, professores e alunos, e registrar suas impressões acerca do que vivenciaram através da avaliação PAEBES-Alfa em 2022. A avaliação tem como finalidade o replanejamento das ações e não somente apresentar os números de acertos e erros, mas suscitar estrategicamente metodologias sistematizadas para uma ação difusora de resultados.pt_BR
dc.subjectPAEBES-Alfa. Avaliação de desempenho. Pandemia. Rendimento escolar.pt_BR
dc.titlePAEBES-ALFA 2018 A 2022: UM ESTUDO SOBRE O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA/ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record