O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA COOPERATIVA EDUCACIONAL DE MUQUI EM TEMPOS PANDÊMICOS
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-18Autor
FERNANDES, Fernnanda Luciano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
FERNANDES, Fernnanda Luciano. O uso da tecnologia no ensino da Cooperativa Educacional de Muqui em tempos pandêmicos. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
Este estudo teve como objetivo verificar como os professores da Cooperativa Educacional de Muqui-ES se apropriaram da tecnologia para promover o ensino e aprendizagem durante o período pandêmico. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional de Muqui (CEM), mantido pela Cooperativa Educacional de Muqui (COOPEM), sendo convidados a participar os sete professores que atuaram nas quatro turmas dos anos finais do ensino fundamental ao longo da pandemia da Covid-19. A produção de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e os dados produzidos foram apresentados por meio de uma análise narrativa. Os resultados demonstraram que o processo funcionou muito bem para a maioria desses professores, que se sentiram motivados e assumiram a responsabilidade de oferecer um ensino de acordo com as necessidades dos alunos. No entanto, os achados também mostraram que uma pequena parte dos professores sentiu dificuldades em motivar os alunos e compreenderam que faltou recursos tecnológicos e uma formação que lhes permitisse desenvolver um ensino mais aprimorado. Constatou-se também que os professores utilizaram métodos síncronos e assíncronos diversas tecnologias e, dentre as ferramentas utilizadas para desenvolver o ensino remoto durante o período pandêmico, observou-se que os docentes fizeram uso de diversos aplicativos, como WhatsApp, Teens, Meet, dentre outros. Após os resultados, foi organizado um caderno pedagógico, a fim de auxiliar os professores na utilização das tecnologias no processo de ensino remoto. Conclui-se que grande parte dos docentes foram receptivos e consideraram a experiência positiva; no entanto, mais pesquisas são necessárias para verificar a aceitação pedagógica do ensino remoto em um ambiente pós-pandemia. Assim, considera-se relevante que estudos futuros busquem compreender como a experiência desenvolvida ao longo da pandemia, com o uso de ferramentas digitais e metodologias diferenciadas de ensino mudaram as práticas dos professores em um ambiente pós-pandêmico.