LUDICIDADE E APRENDIZAGEM NOS BERÇÁRIOS I E II: UM ESTUDO DE CASO EM UM CMEI DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumen
PAIVA, Rosimara Pereira de. Ludicidade e aprendizagem nos Berçários I E II: Um estudo de caso em um CMEI de Presidente Kennedy/ES. 2022. 63f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
A presente pesquisa visa analisar como os professores elaboram suas atividades, considerando o processo de ensino e aprendizagem através da ludicidade nas turmas de Berçário I e II. A justificativa para a realização da pesquisa parte do interesse pessoal da pesquisadora, que atualmente exerce a função de professora regente em uma turma de Berçário I. A pesquisa aqui proposta trata-se de um estudo de caso realizado em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) no município de Presidente Kennedy, com os professores que atuam nessas turmas, utilizando como instrumento de coletas de dados e entrevista semiestruturada. Para maior êxito da pesquisa, foram aplicadas três brincadeiras com crianças do Berçário I (crianças de quatro meses a um ano e dois meses) e Berçário II (crianças de um ano e três meses a dois anos) no CMEI pesquisado. Concluindo a pesquisa, foi verificado que as professoras utilizam o lúdico em suas aulas, porém ainda se faz necessário realizar maior investigação do estudo, para poder auxiliar futuras averiguações, conduzindo a um aprofundamento de discussões que pairam sobre esse tema. A efetivação dessa pesquisa tornou-se ressaltante ao passo que cooperou para a produção de conhecimento a respeito da importância que o lúdico desempenha no desenvolvimento da criança, mais especificamente na Educação Infantil e para a prática docente, considerando com poucos estudos voltados para essa relação da utilização do lúdico nas turmas de Berçário I e II. A Metodologia está baseada em um Estudo de Caso com abordagem qualitativa, que pretende verificar como o lúdico se insere nas atividades desenvolvidas com crianças de Berçário I e II. A pesquisa se pauta em teóricos, como Piaget (1978), Vigotsky (1984), Kishimoto (2003), Arruda (2016), Oliveira (2020) e outros que nortearão a escrita e a formulação de conceitos. O Produto Final encontra-se disponível aos professores e demais profissionais interessados no tema, com atividades lúdicas que favoreçam o desenvolvimento do aprendizado para crianças dos Berçários I e II.