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dc.contributor.authorSANTOS, Efigenia Graça dos
dc.date.accessioned2023-09-12T20:02:16Z
dc.date.available2023-09-12T20:02:16Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1706
dc.description.abstractSANTOS, Efigênia Graça dos. Construção e valorização da identidade quilombola no CMEI “Bem Me Quer”– Presidente Kennedy – ES. 2022. 103f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A presente pesquisa tem a finalidade de analisar, por meio da percepção dos professores da Comunidade Quilombola Boa Esperança – município de Presidente Kennedy - ES, como é trabalhado a Identidade Cultural Quilombola no CMEI “Bem-Me-Quer”. Também busca identificar se a formação escolar e o currículo da escola acolhem às perspectivas da Comunidade e como esta vê a demanda educacional, social e cultural. Investigar a respeito da educação quilombola, especialmente como quem a recebe e a compreende, não é uma empreitada simples, visto que na cultura escolar brasileira, a negação histórica da educação dos/para negros ainda é muito pouco compreendida ou analisada no contexto educacional, apesar de já existirem legislações que apontam possibilidades de modificações futuras. Dessa forma, a pesquisa visou contribuir para o processo de implementação dessas das diretrizes da Educação Quilombola, o que significa reconhecer e valorizar a cultura quilombola como uma parte importante e efetiva área de conhecimento no currículo escolar. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e de campo para que seja evidenciado como é trabalhado a legislação da Educação quilombola na escola. Também foi realizada uma revisão de literatura elaborada a partir dissertações e teses buscadas no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que abordem a mesma temática. Por meio das entrevistas pode-se perceber que a investigação serviu para constatar que se faz necessário repensar a forma de ensino na creche, visto que o currículo deve contemplar práticas da educação quilombola por pertencer a uma comunidade quilombola, valorizando a identidade dos educandos. Ao realizar a análise dos documentos referentes a educação quilombola, bem como, o PPP da escola foi possível compreender que a articulação, prevista nos documentos oficiais, entre o PPP e a organização curricular para a educação infantil e a educação escolar quilombola acontece apenas em alguns momentos da prática educacional, de forma interdisciplinar nos projetos desenvolvidos na escola, ou no dia 20 de novembro, “Dia da consciência negra”.pt_BR
dc.subjectIdentidade cultural. Educação Quilombola. Construção do currículo.pt_BR
dc.titleCONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NO CMEI “BEM ME QUER”– PRESIDENTE KENNEDY - ESpt_BR


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