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CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NO CMEI “BEM ME QUER”– PRESIDENTE KENNEDY - ES

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EFIGENIA GRAÇA DOS SANTOS.pdf (5.526Mb)
Date
2022-12-20
Author
SANTOS, Efigenia Graça dos
Metadata
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Abstract
SANTOS, Efigênia Graça dos. Construção e valorização da identidade quilombola no CMEI “Bem Me Quer”– Presidente Kennedy – ES. 2022. 103f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A presente pesquisa tem a finalidade de analisar, por meio da percepção dos professores da Comunidade Quilombola Boa Esperança – município de Presidente Kennedy - ES, como é trabalhado a Identidade Cultural Quilombola no CMEI “Bem-Me-Quer”. Também busca identificar se a formação escolar e o currículo da escola acolhem às perspectivas da Comunidade e como esta vê a demanda educacional, social e cultural. Investigar a respeito da educação quilombola, especialmente como quem a recebe e a compreende, não é uma empreitada simples, visto que na cultura escolar brasileira, a negação histórica da educação dos/para negros ainda é muito pouco compreendida ou analisada no contexto educacional, apesar de já existirem legislações que apontam possibilidades de modificações futuras. Dessa forma, a pesquisa visou contribuir para o processo de implementação dessas das diretrizes da Educação Quilombola, o que significa reconhecer e valorizar a cultura quilombola como uma parte importante e efetiva área de conhecimento no currículo escolar. A metodologia utilizada foi à pesquisa documental e de campo para que seja evidenciado como é trabalhado a legislação da Educação quilombola na escola. Também foi realizada uma revisão de literatura elaborada a partir dissertações e teses buscadas no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que abordem a mesma temática. Por meio das entrevistas pode-se perceber que a investigação serviu para constatar que se faz necessário repensar a forma de ensino na creche, visto que o currículo deve contemplar práticas da educação quilombola por pertencer a uma comunidade quilombola, valorizando a identidade dos educandos. Ao realizar a análise dos documentos referentes a educação quilombola, bem como, o PPP da escola foi possível compreender que a articulação, prevista nos documentos oficiais, entre o PPP e a organização curricular para a educação infantil e a educação escolar quilombola acontece apenas em alguns momentos da prática educacional, de forma interdisciplinar nos projetos desenvolvidos na escola, ou no dia 20 de novembro, “Dia da consciência negra”.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1706
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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