O EFEITO DAS INTERVENÇÕES E SUPORTES DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM ALUNOS COM DIFICULDADES LEITORAS NOS ANOS INICIAIS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-04Autor
SANTOS, Silvana Aparecida Faria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
SANTOS. Silvana Aparecida Faria. O efeito das intervenções e suportes de estratégias de leitura em alunos com dificuldades leitoras nos anos iniciais. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre o efeito das intervenções e suportes de estratégias de leitura em alunos com dificuldades leitoras nos anos iniciais, abordando aspectos dessas dificuldades através de alternativas pedagógicas que ajudem a discutir a importância das estratégias de leitura na superação desse quadro. O principal objetivo da pesquisa foi descrever a importância das estratégias de leitura como recursos pedagógicos para ajudar os alunos dos anos iniciais a transpor as dificuldades leitoras. Após a construção do objetivo geral delinearam-se os seguintes objetivos sendo: sugerir formas de se desenvolver intervenções e suportes de estratégias de leitura como recursos pedagógicos para ajudar os alunos dos anos iniciais a transpor as dificuldades leitoras; contribuir para uma alfabetização mais dinâmica nos anos iniciais, mediada pelas estratégias de leitura através das diferentes modalidades (palavra, imagem, som) combinadas no processo de ensino; entender que mudanças nas práticas pedagógicas podem ser realizadas e associadas às estratégias de leitura nos anos iniciais para superar as dificuldades leitoras dos alunos; e por fim, desenvolver um e-book voltado para os docentes das séries iniciais do município de Presidente Kennedy com instruções e metodologias para se desenvolver intervenções e suportes de estratégias de leitura na prática diária que ajudem na superação das dificuldades leitoras desses alunos. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se trazer à discussão a importância das intervenções e suportes de estratégias de leitura como recursos pedagógicos para ajudar os alunos dos anos iniciais a transpor as dificuldades leitoras, aprofundando assim o debate acadêmico neste campo. Essa pesquisa, qualitativa, teve como sujeitos 06 (seis) professoras regentes lotadas na escola alvo dessa pesquisa através de uma conversa online (via Google Meet) com questionamentos apoiados em teorias e hipóteses relacionados ao tema, utilizando perguntas abertas. Concluiu-se, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelas educadoras, que uso de estratégias de leitura diversificadas junto a alunos com dificuldades leitoras nos anos iniciais, mesmo com as dificuldades de interpretação apresentadas pelos discentes, ainda é um recurso poderoso dentro do processo de ensino e aprendizagem leitora.