A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRESIDENTE KENNEDY/ES: REFLEXÕES NO CONTEXTO ATUAL
Resumo
SOARES, Irineia. O analfabetismo e a Educação de Jovens e Adultos em Presidente Kennedy/ES: reflexões no contexto atual. 2022, 66 p. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
Essa pesquisa apresenta o Analfabetismo e a Educação de Jovens e Adultos em Presidente Kennedy/ES com reflexões acerca do contexto atual. Este estudo tem como objetivo geral é o de descrever como a Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a redução do analfabetismo no município de Presidente Kennedy/ES. Para tanto, apresenta o analfabetismo no Brasil, sob um recorte histórico; discorre sobre as práticas utilizadas na Educação de Jovens e Adultos e a possibilidade de reduzir o analfabetismo; relata o processo de alfabetização na modalidade EJA nas escolas pesquisadas em Presidente Kennedy/ES e descreve a percepção dos alunos da EJA quanto a essa modalidade de ensino. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso aplicado nas escolas da rede municipal do município. A pesquisa se consistiu na coleta de dados junto aos alunos matriculados na EJA nas escolas EMEF Pluridocente Jiboia, EMEF Unidocente Bom Jardim, EMEF Unidocente Gromogol, EMEF Unidocente Santa Fé, EMEIEF de Jaqueira Bery Barreto de Araujo, EMEIEF Orci Batalha, EMEIEF Pluridocente Agua Preta, EMEIEF Pluridocente Praia de Marobá, EMEIEF Pluridocente Mineirinho, EMEIEF Santa Lucia, EMEIEF Santana Feliz, EMEIEF Santo Eduardo, EMEIEF São Paulo, EMEIEF São Salvador, EMEIEF Unidocente Galos e EMEIEF Vilmo Ornelas Sarlo, para saber a procura por essa modalidade de ensino e o objetivo dos alunos após conclusão dos estudos, bem como a aplicação de um questionário aos professores e alunos da EJA no município. Os resultados alcançados demonstram que a EJA vem se desenvolvendo de forma efetiva no município, visando a atender os mais variados perfis de alunos, pautando-se em uma educação integrativa.