ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS EXISTENTES NO AMBIENTE ESCOLAR UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE LINHARES-ES
Abstract
Resumo
A revisão da literatura relevante mostra que o conflito é um fenômeno humano essencial e inevitável, porque onde há
interação humana, uma probabilidade de gostos e desgostos pessoais. Esses acordos e desacordos entre indivíduos e
grupos na escola às vezes levam a conflitos que por sua vez não são construtivos nem perturbadores, mas a forma como
são tratados na escola os torna positivos ou negativos. Causas de conflito incluem diferenças de percepção, recursos
limitados, autoridade sobreposta entre outras; enquanto as estratégias de gerenciamento de conflitos incluem
acomodação, prevenção, competição e colaboração. O objetivo deste artigo que busca analisar a natureza dos conflitos
existentes no ambiente escolar e os respectivos impactos, positivos e negativos, dessas divergências para o clima interno
e a estrutura pedagógica da escola. Com base nessa discussão, o documento sugere que deve haver reuniões regulares da
equipe, boa rede de comunicação e o código de conduta dos professores e alunos deve ser disponibilizado a todos os
funcionários e alunos, a fim de conhecerem seus limites para se evitar conflitos.
Collections
- Artigos científicos [183]