O ESTUDANTE SURDO E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE A PARTIR DO USO DE CONTOS DE FADAS EM LIBRAS
Resumo
PEREIRA, Sergiana Maria da Silva. O Estudante Surdo e a Produção de Subjetividade a Partir do uso de Contos de Fadas em Libras. 96 f. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus-ES, 2022.
A atividade que envolve contar histórias desenvolve a curisosidade, a criativiade e a sujbetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste estudo, a temática aproxima o desenvolvimento da subjetividade de estudante surdo a partir do uso de contos de fadas em Libras. O problema que se coloca e motiva a busca por respostas é: como o professor de uma escola municipal de Pedro Canário, anos iniciais do Ensino Fundamental, pode colaborar na construção da subjetividade de estudante surdo com uso dos contos de fadas, utilizando a Libras? No alcance por respostas à questão que norteia a pesquisa, o objetivo geral é discutir como o uso de contos de fadas pode colaborar na construção da subjetividade de um estudante surdo, oportunizando sua inclusão nas aulas de Língua Portuguesa, e por consequência, nos demais espaços educacionais. A escolha pelo tema traz como justificativa o conhecimento de uma abordagem com o uso de contos de fadas que possa atender às necessidades de aluno surdo, contribuindo para ampliação dos seus conhecimentos, dando-lhe a oportunidade de desenvolver a sua percepção de mundo, de tudo aquilo que está à sua volta e de interação social, principalmente na relação existente entre professor e aluno. As abordagens sobre inclusão, sobre o trabalho com o aluno surdo, a integração social são apresentadas por Romeu Kazumi Sassaki, Isaías Pessotti, Enicéia Gonçalves Mendes, Marcela Rubia Tozato e outros. A utilização dos contos de fadas em sala de aula e suas vantagens são apresentadas, entre outros, por: Marta Morais da Costa, Fanny Abramovich, Isabel Solé, Emília Ferreiro, Bruno Bettelheim, Magda Soares, Moaci Alves Carneiro, Cléo Busatto, Circe Maria Fernandes Bitencourt. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal, anos iniciais do Ensino Fundamental, de Pedro Canário, utilizando-se questionário direcionado a professor, pedagogo e diretor. A pesquisa indica que a criança, independente de possuir uma deficiência, deve ser estimulada a ler e a ter contato com os contos de fadas para desenvolver sua subjetividade. Após as discussões é apresentado um Produto Educacional, em forma de cartilha, para que outros profesores possam ter acesso e conhecerem a relevância dos contos de fadas em Libras na aprendizagem de alunos com deficiência auditiva.