FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Resumen
Este trabalho apresenta um levantamento de possíveis problemas e/ou desperdícios em processos, com a utilização de ferramentas da qualidade para identificação dos problemas e causas raízes do processo e para confecção do plano de ação para a melhoria contínua. Esta pesquisa baseia se nas ideias do Lean Service e do Lean Manufacturing, que possuem como objetivo geral a redução dos desperdícios e a busca de pela eficiência e eficácia. Neste estudo foram escolhidas técnicas qualitativas de análise, sendo aplicadas no setor de comércio e serviços por representar grande participação econômica no município de Linhares. Ferramentas da qualidade foram aplicadas em três pequenos comércios de Linhares, sendo uma lanchonete, um restaurante e uma petiscaria, onde obteve se um mapeamento de possíveis problemas e/ou causas. Ações de melhoria contínua foram propostas às empresas estudadas. Como produto final desta pesquisa, procedimentos de melhoria, diretrizes básicas de gestão e um guia informativo foram criados para a melhoria da qualidade em micro e pequenas empresas.