• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PROJETO DE ENSINO “PEQUENOS ESCRITORES”: COMO ADQUIRIR O GOSTO DE ESCREVER E LER LIVROS NO ENSINO FUNDAMENTAL I?

Thumbnail
View/Open
GESSY MOREIRA REIS.pdf (8.132Mb)
Date
2021-09-11
Author
REIS, Gessy Moreira
Metadata
Show full item record
Abstract
REIS, Gessy Moreira. Projeto de ensino “Pequenos Escritores”: Como adquirir o gosto de escrever e ler livros no Ensino Fundamental I? 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Dada a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento pleno da criança, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como para a promoção da literatura brasileira, a presente pesquisa objetiva compreender como as mediações pedagógicas desenvolvidas na produção de livros infantis no projeto “Pequenos Escritores” colaboram para a construção da escrita e da leitura de crianças de 6 a 7 anos. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, que buscou a partir das teorias de Vygotsky (1998, 2000), Freire (1989) e Ferreiro (1985) enfatizar o processo de aquisição da linguagem escrita para desenvolvimento da alfabetização da criança, ainda nos anos inicias do ensino fundamental. Deste modo, adotou-se como metodologia o estudo de caso, realizado em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma instituição de ensino da rede pública do Município de Presidente Kennedy, com a aplicação de atividades que incentivem e estimule o desenvolvimento da leitura e da escrita, promovendo o gosto pela literatura e o desenvolvimento de autor-criador no Projeto Pequenos Escritores. Também mediante uma pesquisa com os professores da instituição, buscou-se verificar a percepção destes acerca do desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos em suas disciplinas. Como resultado, foi possível constatar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização da criança, principalmente nessa etapa de aquisição da linguagem escrita. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental I é o primeiro contato que a criança tem com a literatura como proposta pedagógica, para promoção do ensino e aprendizagem, e se faz importante a utilização de mediações pedagógicas que visem estimular o interesse da criança pela leitura e a escrita. Outrora, a produção de textos infantis surge como uma proposta que, além de trabalhar o desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura, estimula o senso crítico da criança, a criatividade, o interesse pelo conhecimento, e também promove a formação de pequenos escritores. Desse modo, como produto educativo foi elaborado um e-book Projeto Pequenos Escritores, elucidando histórias produzidas pelos alunos da EMEIEF São Salvador.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1513
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback