ATIVIDADE FÍSICA E AS HABILIDADES MOTORAS E COGNITIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: EMEIEF DE JAQUEIRA “BERY BARRETO DE ARAÚJO" – PRESIDENTE KENNEDY/ES
Visualizar/ Abrir
Data
2021-11-10Autor
JÚNIOR, Evilásio Mussy Caetano
Metadata
Mostrar registro completoResumo
CAETANO JÚNIOR, Evilásio Mussy. Atividade física e as habilidades motoras e cognitivas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais: EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo" – Presidente Kennedy/ES. 2021. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A Educação Física apresenta benefícios à saúde, influenciando a cognição e melhorando o desempenho das crianças no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Educação Física pode ser o primeiro contato do aluno com o esporte e as atividades motoras, sendo também, uma fase de aquisição e aperfeiçoamento de suas habilidades e do domínio do corpo. Espera-se descrever os benefícios de atividades físicas nas habilidades cognitivas das crianças, como concentração, atenção, memorização, linguagem e desempenho escolar dos alunos nesse nível de ensino. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica integrativa de literatura e artigos publicados, além do estudo de caso realizado na Escola Municipal “Bery Barreto de Araújo” em Presidente Kennedy/ES. Como instrumento, utilizamos o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, aplicado aos participantes. Na análise dos resultados, verificamos que as atividades físicas influenciam o desempenho dos alunos, possibilitando ainda a interdisciplinaridade entre outras disciplinas e áreas de estudo.