A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM CANTIGAS POPULARES PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO
Resumo
JESUS, ELBA CORRÊA. A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM CANTIGAS POPULARES PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021.
A presente pesquisa busca mostrar a importância de se trabalhar com o lúdico na perspectiva da alfabetização e aquisição da leitura. Para tanto, traz-se a proposta de trabalhar com cantigas populares. As cantigas populares são textos em forma de poemas, sendo ligadas intimamente às brincadeiras de roda. Desse modo, considerando que essas cantigas são práticas reais que foram originalmente apresentadas na tradição oral e podem ser salvas oralmente ou por escrito, consistem em textos adequados para o ensino da alfabetização. Assim, a pesquisa traz como objetivo geral descrever como a metodologia de ensino-aprendizagem pautada na utilização de estratégias de leitura com o gênero textual híbrido cantigas populares pode fomentar a aprendizagem da leitura em alunos do ciclo de alfabetização (1°, 2° e 3°anos do Ensino Fundamental). Como implicação social para o estudo, as descobertas ajudaram a fortalecer o processo de alfabetização e a desenvolver habilidades de leitura e cognitivas na escola e na sociedade. De fato, uma discussão científica que evidencie o processo de alfabetização se faz pertinente por possibilitar uma reflexão e um redimensionamento das práticas pedagógicas. A pesquisa desenvolvida insere-se no campo das pesquisas de abordagem qualitativa, pelas quais se buscou formular conhecimento de cunho científico baseado em hipóteses que são fundadas a partir de um problema de uma determinada realidade social. Dessa forma, foi realizada pesquisa bibliográfica, bem como pesquisa de campo para a coleta de dados. Como produto final foi realizada uma oficina com estratégias de leitura, tendo como base a teoria de Renata Junqueira (2010) em sua obra “Ler e Compreender: Estratégias de leitura”. Como resultado da pesquisa restou evidenciado que o trabalho realizado por meio das cantigas de roda como estratégias de leitura ajudou de forma significativa no ensino da leitura e escrita dos alunos.