O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA PARA O ENSINO E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES
Fecha
2021-12-17Autor
DUARTE, Andrea Dos Santos Freire
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho, intitulado "O processo de alfabetização na Educação Infantil: construção teórica para o ensino e possíveis contribuições", tem como objetivo compreender quais os aportes teóricos utilizados pelas educadoras no processo de alfabetização e introdução ao letramento na Educação Infantil, ao buscar captar como se consolida tal processo. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEIEF Vilmo Ornelas Sarlo, situada no município de Presidente Kennedy/ES, com foco na pré-escola, que atende a crianças de 4 a 6 anos de idade. Ao compreender as práticas pedagógicas para esta etapa, onde possuem a sala de aula para trabalhar o desenvolvimento da criança em sua totalidade, através de experiências, no que diz respeito à aprendizagem da linguagem oral e escrita, aborda-se, aqui, o seguinte questionamento: quais são as bases teóricas utilizadas atualmente pelos professores para realizar o trabalho de alfabetização nas práticas da Educação Infantil? A proposta é fundamentada nos aportes teóricos das professoras relacionadas ao trabalho de alfabetização desenvolvido com as crianças, em diálogo com autores como Gontijo (2018), Vygotsky (2005), Piaget (2005), Ferreiro; Teberosky (1985) e Freire (1987). Assim, este estudo se justifica por compreender as matrizes teóricas utilizadas como fundamento no estudo e prática profissional que se dedica ao desenvolvimento da criança na faixa etária dos 4 aos 6 anos da Educação Infantil ao examinar as possibilidades do trabalho de alfabetização nesta etapa, além de explorar propostas e contribuições às práticas dos professores, bem como o desenvolvimento da criança nesse contexto. A metodologia está pautada em uma revisão bibliográfica para compreensão do contexto da alfabetização na Educação Infantil. A aplicação de questionários às professoras como coleta de dados tem como objetivo a aproximação da realidade local das práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória, onde a aproximação com a realidade e o comparativo com outras pesquisas permitiu que os objetivos traçados fossem alcançados. Os resultados encontrados apontam que as práticas de alfabetização podem ser incluídas na etapa da Educação Infantil, desde que estejam permeadas de ludicidade, brincadeiras e interações, para proporcionar familiarização da linguagem escrita. Assim, foi possível perceber que as educadoras se respaldam no pensamento de Vygotsky, na tendência pedagógica sócio-histórica, ao entender que a escola é espaço promovedor de aprendizado através das mediações do professor. Por fim, foi possível construir junto aos educadores um produto educacional com as contribuições emergidas na pesquisa relacionadas ao trabalho de alfabetização na fase da pré-escola, com atividades voltadas para o trabalho de alfabetização nesta etapa.