• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O PEDAGOGO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Thumbnail
Ver/
AGNA LUCIA DA SILVA SARLO.pdf (1.441Mb)
Fecha
2021-10-02
Autor
SARLO, Agna Lucia Da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
SARLO, AGNA LUCIA DA SILVA. O pedagogo como mobilizador na formação de professores apreciadores e mediadores de leitura literária na escola. 2021. 98f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Sabendo da importância da proficiência em leitura para o desenvolvimento cognitivo dos discentes, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1, fala-se muito no papel de mediação do professor, porém pouco se fala na mediação do pedagogo escolar na implementação e acompanhamento de projetos de leitura e formação de leitores, principalmente, nesses anos iniciais. A proposta desta pesquisa é investigar como a mobilização dos pedagogos escolares das séries iniciais em propor aos professores projetos, estratégias de leitura literária e acompanhá-los, pode aprimorar a formação desses professores como apreciadores e mediadores de leitura literária na escola e desenvolver habilidades leitoras nos pequenos discentes. Com base nessa indagação, surge o presente estudo que compreende que a promoção de oficinas de estratégias de leitura literária para os pedagogos, no intuito de potencializar a proficiência leitora e aprimorar seus conhecimentos de técnicas e estratégias para suscitar compreensão leitora nas escolas onde atuam, pode capacitá-los e torná-los mobilizadores de leitura em suas escolas e na atuação junto aos docentes com os quais trabalham. Por meio de pesquisa bibliográfica e por meio da pesquisa-ação, o presente trabalho buscou resposta para a situação problema e confirmação da hipótese levantada pela pesquisadora. A dissertação delineia-se, portanto, da seguinte forma: a introdução, que comporta a explanação da questão a ser investigada, a hipótese ensejada, assim como os objetivos geral e específicos, que pautaram a condução do estudo, o percurso metodológico, assim como a evidenciação dos principais teóricos que corroboraram o estudo. O resultado da pesquisa é parcial, uma vez que as pedagogas colaboradoras que participaram da Oficina de Mediadores de Leitura não realizaram todas as etapas. No entanto, fica para a posteridade a reflexão sobre as funções do pedagogo escolar, a oficina de mediadores estruturada e um material-didático elaborado.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1440
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias