UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TDAH EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Resumen
OLIVEIRA. Camila Machado de. Uma análise da percepção das professoras sobre o processo de alfabetização de alunos com TDAH em tempos de pandemia da Covid19 no município de Presidente Kennedy-ES. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) - Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre a intervenção pedagógica no processo de alfabetização de alunos com TDAH em tempos de pandemia da Covid-19 abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados pela escola municipal de Presidente Kennedy na prática pedagógica com esses discentes e como se materializou seu processo de aprendizagem das práticas educativas. O objetivo da pesquisa foi analisar a prática pedagógica utilizada pelos professores da CEMEI “Menino Jesus” com os alunos com TDAH no período da pandemia de Covid-19. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se realizar uma análise mais detalhada da mediação e das estratégias desenvolvidas pelas professoras no ensino de alunos com TDAH para entender o processo de alfabetização e as práticas desenvolvidas por essas docentes que favoreceram uma evolução gradativa no processo de ensino e aprendizagem deste aluno durante o período pandêmico. Foi realizado um estudo qualitativo e a pesquisa avaliou 14 (quatorze) professoras da CEMEI Menino Jesus. A análise foi realizada através de um questionário semiestruturado de forma presencial. Como resultado foi possível perceber, com base nas descobertas, que alunos com TDAH em processo de alfabetização podem prosperar nas aulas mesmo diante do ensino online, embora seja preciso se trabalhar mais metodologias criativas e que despertem a motivação de aprender mesmo diante das dificuldades de atenção e foco que possuem. Concluiu-se, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelas docentes, que, apesar das limitações impostas pela falta de recursos e projetos escolares que envolvam a aprendizagem de alunos com TDAH, as professoras buscaram se reinventar em meio à pandemia, através da internet e do uso da tecnologia, para não engessar o desenvolvimento da escrita e da capacidade de leitura dessas crianças.