AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Visualizar/ Abrir
Data
2022-06-14Autor
BAHIENSE, Eliana Bayerl Moreira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
BAHIENSE MOREIRA BAYERL, ELIANA. As estratégias de leitura nas Histórias em Quadrinhos para o Ensino Fundamental Anos Finais. 2022. 216 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2022.
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as escolas da rede pública e privada de ensino necessitaram suspender as aulas presenciais, visando atender as medidas sanitárias de combate a disseminação do vírus. Reflexões da interrupção nos processos de aprendizagem já vem sendo registrados em pesquisas, em que se denota o aumento da pobreza de aprendizagem em 2,6 pontos percentuais, resultando em 44,8 por cento de crianças brasileiras que não conseguem ler e interpretar textos na idade de 10 anos. Diante disso, torna-se essencial a discussão de estratégias que visem estimular e incentivar a leitura dentro das escolas da rede pública de ensino, com foco não apenas para a leitura tradicional, mas abrangendo a multimodalidades dos gêneros textuais, como metodologia de ensino. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar como as estratégias de leitura nas histórias em quadrinhos podem contribuir para melhoria da compreensão leitora dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Como fundamentos teóricos, serão discutidas as ideias propostas por Solé (1998), ao evidenciar as estratégias de leitura, com foco a promover a compreensão leitora dos alunos e consequentemente estimular a leitura assídua destes. Também será contextualizado as multimodalidades dos gêneros textuais, dando ênfase as Histórias em Quadrinhos (HQ’s), com base nas discussões de Rama e Vergueiro (2004). Como procedimentos, adotou-se a pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy/ES, e uma pesquisa-ação, pelo qual foi aplicado questionário e realizado oficinas de estratégia de leitura com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, constatou-se que compreender as estratégias de leitura e a multimodalidade de gêneros textuais, podem auxiliar no desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, estimulando e incentivando a leitura ativa, com fulcro a potencializar o nível de aprendizagem e letramento dos estudantes.