POLÍTICAS DE SAÚDE DA MULHER NO AMBIENTE ESCOLAR: UM EXAME BIBLIOGRÁFICO
Fecha
2021-03Autor
THIENGO, Edmar Reis
MOTA, Alcilene Batalha dos Santos
MONTEIRO, Jocileia
VALÉRIO, Silas
SEDANO, Mirielle de Castro
MARTIN, Patricia de Souza Terra de
LORDES, Josinete Braga Borges
SANTOS, Silvana Aparecida Faria
LIMA, Adelma Monteiro Benevides de
FREITAS, Edivan Paes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
É objetivo neste exame bibliográfico, reunir a literatura existente para apresentar as políticas públicas de saúde da mulher no ambiente escolar através dos programas governamentais como o Programa Saúde na Escola (PSE).Revisão Bibliográfica:A saúde da mulher no Brasil assumiu lugar de importância nas casas de saúde pública e particulares, sendo objeto de campanhas e ações que visam reduzir a incidência de mortes femininas. Historicamente a mulher teve sua saúde desprezada, os cuidados reduzidos e o papel na sociedade resumido aos cuidados com o lar, além da objetificação à serviço da figura masculina. Na busca por reduzir os descuidos com a saúde da mulher, campanhas e políticas foram lançadas para aumentar os cuidados e garantir um tratamento mais humanizado às necessidades femininas. Inserir essas políticas de cuidados nas escolas, foi uma forma de garantir que as futuras gerações fossem conscientizadas para as reais necessidades das mulheres, e um meio de alcançar uma grande parcela de mulheres através dos programas públicos de saúde. Considerações finais:O ambiente escolar funciona como instrumento de acesso às mulheres e asescolas ampliamo raio de pacientes,uma forma de prevenirdoenças e aumentara conscientização acerca das políticas de saúde.
Colecciones
- Artigos científicos [183]