PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS DA EMEF “BOM SUCESSO” MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
Visualizar/ Abrir
Data
2021-07-15Autor
GAMBARINE, Rita De Cássia Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
GAMBARINE. Rita de Cássia Machado. Práticas pedagógicas que contribuem para a permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental Séries Finais da EMEF “Bom Sucesso” Município de São MateusES. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2021.
Com o objetivo de investigar práticas pedagógicas que possam atender às necessidades da EMEF “Bom Sucesso”, quanto ao desafio de minimizar os impactos da evasão escolar, a proposta deste trabalho é analisar um estudo de caso acerca da realidade da EJA para, igualmente, sugerir um projeto de intervenção (como “produto final”), que possa contribuir com práticas pedagógicas que viabilizem a permanência do aluno na escola, uma vez que conter a evasão é um dos grandes desafios dos educadores engajados nessa modalidade de ensino. Mediante a necessidade de inclusão e permanência na escola, foi levantado o problema desta pesquisa voltado para a realidade da EJA, com ênfase na evasão e nas práticas pedagógicas – fora pensado a partir da experiência como docente nesta modalidade. Dentre a diversidade de características que compõe a EJA, percebe-se a necessidade de, como objetivo geral, analisar quais práticas pedagógicas podem contribuir para a permanência do aluno na escola, evitando a sua evasão, partindo da observação das séries do ensino fundamental II da EJA da EMEF "Bom Sucesso", nos anos 2018 e 2019. Além disso, possui como objetivos específicos: traçar o perfil social dos alunos; analisar o desempenho dos alunos; disponibilizar ao corpo docente e discente um questionário voltado exclusivamente ao foco do estudo; desenvolver, como Produto Final, práticas pedagógicas – por meio de um projeto de intervenção escolar – que auxilie no processo de ensino e aprendizagem da instituição, a fim de atenuar a evasão discente da modalidade EJA analisada neste estudo. É importante trazer o tema à reflexão e levantar propostas que, colocadas em prática, tanto na escola em destaque, quanto em outras que abraçarem o projeto, com o intuito de trazer transformações positivas à realidade da Educação de Jovens e Adultos.