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ESCOLA E FAMÍLIA: IMPORTÂNCIA DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA

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LILIANE DE CASTRO BORGES SOUZA.pdf (1.298Mb)
Data
2021-07-27
Autor
SOUZA, Liliane De Castro Borges
Metadata
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Resumo
SOUZA, Liliane de Castro Borges. Escola e família: importância dos pais/responsáveis no processo de escolarização da criança. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus (ES), 2021. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições dos responsáveis pelos/as estudantes no processo de alfabetização de seus tutelados. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Itapemirim, Estado do Espírito Santo. Nesse contexto, investigamos como as famílias contribuem no desenvolvimento da alfabetização da criança e o quão a escola tem promovido a participação desses responsáveis na vida escolar dos estudantes. Devido à pandemia da Covid-19, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas por meio de questionário. Ouvimos os familiares, as alfabetizadoras e a gestora da instituição por meio telefônico e mídias sociais. Verificamos como se constroem os envolvimentos escolar e familiar, nos campos intelectual/afetivo da criança, e os procedimentos adotados pela instituição em relação ao estreitamento dos laços entre escola e família. A partir do estudo teórico e a análise do fenômeno pesquisado, encontramos algumas respostas às nossas inquietações: a pouca participação dos familiares no contexto escolar está relacionada à falta de tempo; muitos dos familiares se sentem pouco preparados para acompanhar as crianças; para uma gestão democrática ainda é preciso muitas reflexões sobre as ações que poderão contribuir com a participação mais consciente e efetiva na vida escolar; e o corpo docente se sente apreensivo em relação à possibilidade de perder o controle ao gerir maior participação dentro do espaço escolar. Diante das dificuldades, elaboramos um plano de ação (Produto Educacional). Sugerimos que a escola e familiares pensem coletivamente sobre as reais dificuldades para edificação de boas estratégias de participação e bom acolhimento às necessidades das crianças.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1354
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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