• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A IMPORTÂNCIA DE SABER CONTAR HISTÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ANDREA PAIVA DA SILVA OLIVEIRA.pdf (2.477Mb)
Data
2022-09-08
Autor
OLIVEIRA, Andrea Paiva da Silva
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
OLIVEIRA. ANDREA PAIVA DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DE SABER CONTAR HISTÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHES MUNICIPAIS DE PRESIDENTE KENNEDY-ES. 2022.115 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022. A contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade e a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui para a formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo. Por meio da contação de histórias, o professor encontra uma importante ferramenta para auxiliar os alunos dentro da sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica da contação de histórias de literatura infantil utilizada pelos professores em quatro Creches Municipais de Presidente Kennedy-ES. A metodologia utilizada foi baseada num estudo de caso exploratório descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, contendo 18 perguntas, sendo 10 perguntas abertas e 08 fechadas. Tais perguntas permitiram conhecer as estratégias utilizadas pelas docentes, qual a formação das professoras, identificar de que forma as educadoras realizam o trabalho literário no cotidiano da escola, como também, como acontece a exploração da literatura e a contação da história pelas crianças, onde delimitamos a investigação, os instrumentos e procedimentos da pesquisa: questionário com oito professoras do maternal II, com questões abertas e semiabertas e roda de conversa com os mesmos. O produto educacional configura-se em um produto educativo em formato de um E-book de sequências didáticas utilizando o livro de literatura infantil como guia didático para professores de Educação Infantil. As atividades sugeridas pelas professoras para o guia didático tiveram como os objetivos da Base Nacional Comum Curricular-BNCC de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil nos campos de experiências: escuta, fala, pensamento e imaginação. Pode- se apontar que a leitura/contação de histórias devem ser inseridas no contexto escolar de forma educativa, proporcionando as crianças momentos de reflexão, interação e aprendizagem, e, nesse contexto, a contação de histórias pode contribuir para o processo cognitivo da criança desde a Educação Infantil, no sentido de desenvolver a criticidade, o raciocínio, a criatividade e a imaginação.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1341
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião