EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A POSTURA DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AOS ESPORTES.
Resumo
CARVALHO, RUBENS DA SILVA. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: a postura dos estudantes em relação aos esportes, 2022. P. 92. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
Esta pesquisa objetivou investigar como os alunos do Ensino Médio da EEEFM “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Kennedy” visualizam a prática dos esportes escolares no município a partir dos postulados da BNCC. Para alcançar esse objetivo, foi feita a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão como pensam os estudantes do Ensino Médio do município de Presidente Kennedy, sobre as práticas do esporte educacional dentro da disciplina de Educação Física. Para tanto o estudo consubstanciou-se nas ideias de autores que discorrem com a temática. A partir das reflexões dos teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de qual a importância do esporte para o trabalho na atividade física abordadas nas aulas de Educação Física ao longo do Ensino Médio. A metodologia elencada foi um estudo de campo exploratório e descritivo fundamentado em uma abordagem qualitativa com recursos de gráficos quantitativos apoiada em questionário com questões semiestruturadas aplicados aos alunos das quatro turmas do 1° e 2° Ano do Ensino Médio. Os resultados apontam que as aulas de Educação Física, na prática dos esportes escolares no município a partir dos postulados da BNCC, coopera para a formação integral do aluno (físico, cognitivo e afetivo-social) na visão dos alunos, tendo em vista os cinco conteúdos estruturantes: Dança, Ginástica, Jogos e Brincadeiras, Lutas e Esportes, estabelecidos na BNCC, no entanto, para que isso ocorra de fato todos os envolvidos no sistema educacional principalmente os professores, alunos e gestores precisam compreender o verdadeiro papel que eles possuem diante da formação do cidadão e nos educadores recai sempre a exigência de se ter um perfil crítico e criativo. Além disso, propôs ao final da pesquisa elaborar um Guia de orientação didática com sugestões metodológicas necessárias que auxiliassem nas atividades de trabalho do professor de Educação Física no Ensino Médio.