BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO- EEEFM “PRESIDENTE KENNEDY”
Resumo
Esta pesquisa aponta as dificuldades de aprendizagem em Matemática de alunos em turmas do 1º ano do Ensino Médio na escola EEEFM “Presidente Kennedy-ES”. Para alcançar esse objetivo, foi feita a abordagem sobre a temática com a necessidade de se trazer à discussão as dificuldades que levam a alto índice de reprovações e baixo rendimento nas turmas do 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática. Para tanto, o estudo trouxe mais contribuições de autores que colaboram com o tema. A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem quanti-qualitativa de cunho exploratório, as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que a metodologia vinculada a ludicidade proporciona uma melhor absorção dos conteúdos apresentados, além de gerar uma maior participação dos alunos, junto às aulas de matemática. Foi possível compreender que a matemática, para muitos alunos, desempenha o papel de um monstro de sete cabeças, entretanto, a metodologia utilizada pelo educador influencia muito no processo de ensino/aprendizagem. Como Produto Educacional apresentamos uma cartilha intitulada “Ensinando com Geoplano: O uso de Materiais Manipuláveis no Ensino da Matemática”. Essa cartilha revela a importância da utilização dessa metodologia, no primeiro momento, através de uma revisão bibliográfica, após uma coleta de dados através de um questionário fechado com uma amostra dos alunos de algumas turmas nas salas de aula.