TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumen
CORDEIRO, Leonardo dos Santos. TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2022. 80 fls. Dissertação (Mestrado) –Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
O uso das tecnologias digitais tornou-se indispensável no dia a dia da nova geração que contemplou o advento da globalização, o amplo acesso à internet e suas facilidades. Nos tempos atuais, as novas ferramentas tecnológicas invadiram, sobretudo, as salas de aula, de forma que o professor precisou se adaptar ao processo de ensino e aprendizagem com a inserção de aulas mais dinâmicas utilizando-se dos recursos digitais. Diante disso, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar como o uso da tecnologia pode ser uma ferramenta eficaz para o docente no processo de ensino e aprendizagem.A descrição fundamenta-se em acarbouço teórico da literatura especializada, além de pesquisa nos Bancos de Teses e Dissertações da CAPES e SciELO, sendo, ainda, complementada pela Legislação Federal pátria vigente. Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, que descreve os desafios e êxitos trazidos pelo uso das novas tecnologias em sala de aula como instrumento da aprendizagem em uma Escola Municipal de Presidente Kennedy/ES. Os métodos de investigação utilizados foram a observação da escola eum questionário realizado com 08 (oito) professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física. Observou-se que o uso da tecnologia é um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem, mas não se tem, ainda, na escola pesquisada, estrutura e capacitação suficientes dos professores. Concluiu-se, portanto, pela necessidade de complementação da formação do docente acerca das práticas digitais.