CONTRIBUIÇÕES DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
Os primeiros anos da infância são um período de integração e estabilidade dos modos motores básicos e de desenvolvimento geral do organismo, de modo que nestes anos os movimentos supõem adaptações do organismo às condições do meio ambiente, permitindo a integração da criança com seu meio. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo compreender como a recreação pode contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida com três professores de educação física da educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Salvador, no município de Presidente Kennedy-ES. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, onde se buscou traçar, além do perfil profissional dos docentes, as atividades lúdicas recreativas que utilizam junto às crianças. Os resultados constataram que os professores compreendem a importância das atividades recreativas para o desenvolvimento motor dos alunos e as utilizam em suas aulas. Apesar de não terem como prática um trabalho conjunto, as atividades lúdicas e recreativas são consideradas como ferramentas que contribuem para a aprendizagem global das crianças e que, por serem maneiras criativas e divertidas, não devem ser excluídas do trabalho pedagógico, pois é por meio delas que os alunos da educação infantil podem desenvolver as habilidades motoras em sua totalidade, além de aprenderem a conviver com o outro. O estudo concluiu que os jogos recreativos podem cumprir um papel educativo, ajudar no desenvolvimento mental e físico e as aulas de educação física são um espaço educacional favorável para atingir esses objetivos, mas o aproveitamento dessas potencialidades exige que os professores sejam devidamente capacitados para a obtenção de resultados que favoreçam o desenvolvimento integral que as crianças requerem.