• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES

Thumbnail
Ver/
POLIANA NICOLI FONTANA.pdf (4.260Mb)
Fecha
2021
Autor
FONTANA, Poliana Nicoli
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
FONTANA, Poliana Nicoli. O ENSINO DE HISTÓRIA E A ATUAÇÃO DO DOCENTE: Principais abordagens sobre o estudo de História Local nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Ciência e Tecnologias) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. O ensino de História exerce uma importante função no que se refere à pesquisa e suas reflexões, conectando sociedade e indivíduo dentro do contexto social em que se encontra inserido. Esse exercício do saber histórico, se devidamente instruído pelas escolhas pedagógicas adequadas, possibilita ao discente desenvolver sua capacidade de raciocínio acerca de valores e costumes habituais, a fim de que compreenda a história originária de seu grupo social e de suas vivências locais. A abordagem da História Local nos Anos Finais da Educação Fundamental estabelece relevante significação quanto à oportunidade de inserir a noção de coletividade na formação do aluno, no sentido de que este seja capaz de contemplar as relações sociais existentes e refletir acerca dos valores do corpo social, dissolvendo a individualidade pessoal e construindo um raciocínio coletivo. Ao trabalhar com o ensino de História Local, os alunos não estudam apenas um acumulado de datas e fatos, estudam também o processo de formação daquele local, os sujeitos, o porquê daquela realidade, os primeiros conceitos históricos e, assim, progressivamente, aprendem a construir ligações entre sua vida e os aspectos mais amplos do mundo ao seu redor. Dessa forma, a presente pesquisa se ocupou de questionar: Como os professores de História do Município de Presidente Kennedy-ES desenvolvem o estudo sobre a História Local com seus alunos? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender como os professores de História do município de Presidente Kennedy desenvolvem com seus alunos a inserção da História Local durante suas aulas. A dissertação trouxe como metodologia de pesquisa a exploratória de abordagem qualitativa e procedimento técnico bibliográfico. A coleta de dados das informações foi realizada através de entrevista semiestruturada, por meio de videoconferência, com o fim de promover a valorização da História Local de Presidente Kennedy/ES. O produto foi desenvolvido na forma de um e-book acerca da História Local do município de Presidente Kennedy/ES. Inferiu-se, sobretudo, que é preciso traçar novas metodologias para o ensino de História e de História Local no Ensino Fundamental – Anos Finais, para que o aluno veja sentido nos conteúdos que a disciplina oferta.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1254
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias