DESINTERESSE ESCOLAR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM PROBLEMA A SER ENFRENTADO PELA ESCOLA E A FAMÍLIA
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
SILVA, Dilméia Fernandes Pacheco da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
SILVA, Dilméia Fernandes Pacheco da. Desinteresse escolar de estudantes do ensino fundamental II: um problema a ser enfrentado pela escola e a família. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2021.
Esta pesquisa buscou entender como ocorre o desinteresse escolar de educandos do ensino fundamental II e ao mesmo tempo suscitar soluções. Os principais objetivos da dissertação foram identificar e explorar os fatores que dão origem ao desinteresse de estudantes em relação ao processo de ensino; abordar as formas de colaborar no desenvolvimento da motivação dos educandos no processo de aprendizagem escolar; e, como produto educacional, desenvolver formação continuada para qualificação de docentes do ensino fundamental do município de Presidente Kennedy (Espírito Santo) sobre os desinteresses escolares e as possíveis soluções motivadoras para resolver o problema. A justificativa da escolha do tema se deu pela necessidade de explorar as razões do desinteresse de estudantes em relação ao processo de ensino e abordar de que forma as famílias/outros responsáveis podem colaborar na motivação de educandos que mostram relutância acerca desse processo, aprofundando o debate acadêmico nesse campo. As formulações teóricas de Paulo Freire e de Lev Semionovitch Vygotsky orientam os princípios educacional-filosóficos do estudo. Autores como Good e Brophy (2008), Valdete Maria Ruiz (2002), Roseli Regis dos Reis (2014) contribuíram no campo específico da pesquisa. O estudo é qualitativo. A pesquisa teve como sujeitos estudantes, professores do ensino fundamental e familiares/outros responsáveis pelos educandos. Entre outros assuntos, ocorreram indagações e explicações sobre as dificuldades pedagógicas vivenciadas pelos educandos, bem como quais as motivações usadas para lidar com essa realidade. Estudantes e docentes responderam a questionários mistos, ou seja, com perguntas abertas (discursivas, livres, sem predefinição de itens para escolha) e fechadas (com opções de resposta predefinidas). A familiares/outros responsáveis pelos estudantes aplicou-se um conjunto de questões abertas. A análise dos dados e as reflexões sobre as respostas apresentadas pelos sujeitos mostram dificuldades e intenções de resolver obstáculos no dia a dia do processo ensino-aprendizagem. Mesmo com os esforços docentes empreendidos na prática diária para o enfrentamento do desinteresse escolar, ainda há longo caminho a ser percorrido no desenvolvimento de ações e práticas metodológicas para estimular e motivar os estudantes em relação aos conteúdos ministrados em sala de aula.