AS TIC’S X JOGOS MATEMÁTICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS
Resumen
COSTA, Manoela Paz da. 2021. As TIC’S x jogos matemáticos digitais na educação infantil: uma perspectiva de aprendizagem das crianças pequenas. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A tecnologia, como área de conteúdo, tem natureza prática e inclui elementos como construção e fabricação, que a história sempre foi incluída na prática da educação infantil. Isso poderia, portanto, beneficiar o ajuste para a pedagogia mais orientada para o tema, na qual o currículo articula que as crianças devem ser incentivadas a explorar e investigar a tecnologia de diferentes formas. Assim sendo, buscamos com esta pesquisa responder à problemática: como os jogos matemáticos podem ser utilizados para promover a oferta de oportunidades de aprendizagem para crianças de educação infantil? Discorrendo as ações, no que concerne o desenvolvimento que as tecnologias poderão agregar no processo de ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil, a questão direcionadora desta pesquisa foi: analisar como os jogos matemáticos poderão ser utilizados para promover a oferta de oportunidades de aprendizagem para crianças de educação infantil. Levando em consideração as atitudes dos professores da educação infantil no que concerne ao aprimoramento de suas práticas quanto à implementação das tecnologias digitais aos alunos da educação infantil nas salas de aula, fizemos o delineamento dos objetivos específicos para alcance do objetivo geral que são: apresentar a relevância dos jogos matemáticos digitais no processo de ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil; identificar o nível de conhecimento dos alunos da educação infantil, no que tange à utilização de recursos tecnológicos; discutir quais são as melhores estratégias de ensino-aprendizagem por meio de jogos matemáticos digitais com as crianças da educação infantil e, por fim, construir um guia prático e instrutivo com estratégias tecnológicas (produto educacional) para os profissionais que atuam com crianças da educação infantil. O referencial teórico traz abordagens sobre a história da educação infantil e as legislações; as políticas; as diretrizes do RCNEI, a Emenda 59 / DCNEI / Lei do PNE, enfatiza sobre a educação tecnológica na educação infantil e sua importância.O desenho do estudo foi inspirado em uma perspectiva etnográfica. Os sujeitos participantes foram: 02 professores que atuam na educação infantil de uma escola localizada no Município de Presidente Kennedy/ES. Para dados genuínos, para este estudo, foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos participantes da pesquisa (diretor, pedagogo, professor e responsáveis). Logo após, foi organizado um cronograma para a realização das entrevistas. O estudo realizado contribui para identificação do caminho correto a ser seguido, buscando sempre condições que propiciem um progresso dos alunos da educação infantil. Os resultados obtidos, com a pesquisa desenvolvida, também concorrem como encorajamento para estudos futuros e impulso para demais instituições investirem em práticas diversas que possibilitem uma evolução na performance da aprendizagem dos alunos.