A VISÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE PRESIDENTE KENNEDY SOBRE A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID 19
Resumen
FRICKS, Ludimila dos Santos Costa. 2021. A visão dos professores do Ensino Fundamental anos iniciais de Presidente Kennedy/ES sobre a aprendizagem. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
O surto da pandemia da Covid-19 em todo o mundo alterou quase todos os aspectos da vida, incluindo educação, e o Brasil não foi uma exceção a essas mudanças. Assim sendo, buscamos com essa pesquisa responder a problemática: qual a visão dos professores do Ensino Fundamental anos iniciais da EMEF São Salvador sobre o aprendizado online durante o período pandêmico da Covid-19? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, analisar a visão dos professores do ensino fundamental anos iniciais frente ao aprendizado online no decorrer do período pandêmico da Covid-19. Buscando entender os desafios que o aprendizado online poderá trazer aos alunos em tempos pandêmicos, elencamos os seguintes objetivos: compreender a importância das aulas online como forma de dar continuidade no processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico da Covid-19; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem; verificar como tem se operacionalizado o ensino online em Presidente Kennedy/ES; classificar a utilização das aulas online durante a pandemia da Covid-19; elaborar um guia didático interativo com sugestões para os professores desenvolverem trabalhos com online com seus alunos. No referencial teórico foi discutido os impactos da pandemia sobre os grupos sociais e ainda, foi discutido o uso de tecnologias na aprendizagem. A pesquisa foi de natureza qualitativa, os sujeitos participantes foram 10 professores que atuam do ensino fundamental anos iniciais de uma escola do município de Presidente Kennedy/ES e membros da Secretaria Municipal de Educação (SEME) deste município. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada, utilizando-se dois roteiros de entrevista, um para professores e outro para os gestores municipais. Diante dos relatos apresentados pelos envolvidos na pesquisa, pudemos perceber que os professores não possuem dificuldades em trabalhar com tecnologias com seus alunos. Também avaliamos a importância da aprendizagem por meio dos recursos tecnológicos, e, com os jogos matemáticos propostos, os alunos demostraram empenho, dedicação e motivação na realização das atividades.