A PRESENÇA DOS JESUÍTAS EM PRESIDENTE KENNEDY/ES E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
GOMES, TELMA MARIA PAULA RAINHA. A presença dos jesuítas em Presidente Kennedy/ES e sua abordagem nos livros didáticos de Ensino Fundamental I e II. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A dissertação versa sobre a relevância do estudo da História local e patrimonial para a formação crítica dos alunos no Ensino Fundamental. Sobretudo quanto à presença dos jesuítas em Presidente Kennedy/ES e sua abordagem nos livros didáticos de Ensino Fundamental I e II. A abordagem se justifica pela necessidade de apresentar o legado jesuítico além da escolarização, quanto à economia e à cultura do município de Presidente Kennedy, complementando a história do Brasil estudada nas escolas locais. O problema que se assenta diz respeito ao modo como os livros didáticos de História do Ensino Fundamental, adotados em Presidente Kennedy, e o programa de ensino municipal apresentam os jesuítas neste município? Objetiva-se mostrar a forma como o ensino de História das escolas de Ensino Fundamental (4º ao 7º ano) de Presidente Kennedy retrata o legado deixado pelos jesuítas ao município. Alinhados a esse objetivo, pretende-se especificamente: estabelecer a trajetória dos jesuítas no Espírito Santo e no município de Presidente Kennedy; identificar marcas do legado jesuítico na arquitetura, bem como hábitos culturais; mostrar como o legado jesuítico é apresentado nos livros didáticos adotados pelas escolas de Ensino Fundamental (4º ao 7º ano) de Presidente Kennedy; refletir sobre o programa de ensino de História de Ensino Fundamental (4º ao 7º ano) de Presidente Kennedy. A metodologia de estudo envolveu a pesquisa bibliográfica, que apresentou autores que enfocaram, em suas obras, aspectos relevantes sobre os jesuítas no Espírito Santo e sobre o ensino de História no Ensino Fundamental I e II (4º ao 7º ano). A pesquisa em campo envolveu a análise dos livros didáticos, adotados pelas escolas municipais através do Programa Nacional do Livro Didático (4º ao 7º ano) e do programa de ensino, de forma a conferir o que os alunos estão aprendendo e o que os professores ensinam sobre a História local e sobre o legado dos jesuítas em Presidente Kennedy. Após os estudos, concluiu-se que o programa de ensino deve ser reformulado e o professor de História precisa complementar suas aulas, enfocando o tema jesuítico por meio de outros recursos.