O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA FORTALECIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS: FORMANDO LEITORES
Resumen
COSTA. Vanuza Nunes Sedano. O uso de estratégias de ensino para fortalecimento da leitura nos anos iniciais: formando leitores. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre o uso de estratégias de ensino para fortalecimento da leitura nos anos iniciais, abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados pelas escolas para possibilitar aos alunos com dificuldades de aprendizagem a oportunidade de progredir em suas habilidades de leitura na prática escolar. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as estratégias de leitura nos anos iniciais utilizadas pelos professores no processo de alfabetização e formação de leitores. Após a construção do objetivo geral delinearam-se os seguintes objetivos sendo: realizar uma análise comparativa dos diferentes enfoques no ensino da leitura utilizado em uma escola municipal de Presidente Kennedy –ES, nos anos iniciais; compreender os fundamentos teóricos que sustentam o trabalho docente com a literatura infantil; avaliar quais estratégias é mais eficaz na formação leitor nos anos iniciais da Educação Básica e por fim, desenvolver um guia didático, por meio da pesquisa participante e colaborativa, voltado para os sujeitos da pesquisa, onde se propõe estratégias de ensino da leitura dinâmicas. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de se trazer à discussão a importância de inovar no processo leitor através de estratégias de leitura inovadoras que possam estimular os alunos, nos anos iniciais, a se tornarem leitores desenvolvendo suas habilidades dentro e fora do ambiente escolar, aprofundando assim o debate acadêmico neste campo. Através da pesquisa bibliográfica se buscará compreender os autores que, nos últimos anos, vêm debatendo sobre estratégias de leitura e dificuldades leitoras. Assim, será possível identificar estratégias e metodologias que possam ser utilizadas para se enfrentar esse problema, até mesmo pela necessidade de se avançar dentro do processo de alfabetização e formação de leitores. Concluiu-se, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelos educadores, que as crianças submetidas às estratégias de leitura com literatura infantil para transpor as dificuldades leitoras, mesmo que por um curto período de tempo, se considerados os demais anos de escolaridade que ainda tem à frente, apresentaram melhoras positivas e uma mudança de comportamento e postura positiva diante do processo de leitura.