O ENSINO DE FRAÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (PRESIDENTE KENNEDY-ES – SEXTO ANO)
Resumo
SANTOS, Neila Alves Moreira dos. O ensino de frações para uma aprendizagem significativa (Presidente Kennedy-ES – 6° Ano). 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Este estudo visou analisar se o livro didático de matemática e os métodos de ensino utilizados atualmente pela rede municipal de ensino de Presidente Kennedy no 6º ano abordam o conteúdo de fração em consonância com as propostas da nova BNCC e mediante uma aprendizagem significativa. Para isso, recorreu-se, na metodologia que teve uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário com os sujeitos da pesquisa, que foram os seis professores de matemática das escolas polos do município, o que oportunizou perceber, com base nas respostas obtidas, ser necessário repensar o ensino de frações para uma aprendizagem significativa e, assim, buscar estratégias pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento do seu processo de ensino e aprendizagem. Para tal, como produto final desta dissertação, procedeu-se à elaboração de uma cartilha com sugestões e orientações para auxiliar os professores de matemática do 6º ano em seu planejamento, visando a uma prática fundamentada na BNCC para uma ação mais dinâmica na sala de aula.