PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS JUNTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
ANDRADE, Juliana Silva Andrieta. Práticas pedagógicas inclusivas junto a crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A presente pesquisa busca realizar um estudo sobre os desafios enfrentados pelos professores para o envolvimento social de crianças autistas na educação infantil, mediante uma análise da atuação pedagógica do docente em relação aos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula, além do desenvolvimento escolar do mesmo, tendo em vista uma vida adulta com maiores chances e oportunidades. Traz por referencial teórico Ami Klin discutindo importantes aspectos sobre a criança autista, Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Roberta Flavia Alves Ferreira e Ana Maria Tarcitano Santos que trata da inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, bem como, Rosita Edler Carvalho, Alessandra Cavalcanti e Claudia Galvão abordando sobre a educação numa perspectiva inclusiva. A pesquisa optou por abordagem qualitativa, pois procura investigar os aspectos de uma realidade, por meio de um estudo de caso de uma criança autista. Ressalta-se que em função da pandemia algumas adequações metodológicas foram realizadas. Diante dos resultados obtidos, percebe-se que a inclusão de estudantes com TEA abrangem várias ações que necessitam ser utilizadas não apenas no ambiente escolar, mas demandam políticas públicas desenvolvidas que envolvam a formação continuada dos docentes, recursos para adaptação desses ambientes e obtenção de materiais didáticos pedagógicos que cooperem para um desempenho docente mais dinâmico e atrativo que alcancem um desenvolvimento desses educandos. Como resultado da pesquisa foi elaborado como produto educacional um guia pedagógico com atividades para estudantes autistas, subsidiando dessa forma a prática pedagógica dos professores.