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AULAS REMOTAS EM TEMPO DE PANDEMIA: DESAFIOS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

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JUCERLANE BAIENSE DE ALMEIDA.pdf (2.436Mb)
Fecha
2021
Autor
ALMEIDA, Jucerlane Baiense de
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Resumen
Este estudo tem como objetivo geral verificar os principais desafios enfrentados pelos professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de Presidente Kennedy-ES frente ao modelo de educação remota a partir da pandemia da Covid19. O referencial teórico foi embasado em estudos de Machado (2020), Valle e Marcon (2020), Lima (2020), Kirchner (2020), dentre outros que contribuíram para dar suporte à escrita da dissertação. Para responder ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, com questionário aplicado a 18 professores e um gestor de três escolas da rede municipal de educação do município. A produção de dados foi realizada por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms devido às regras de distanciamento social causadas pela pandemia da COVID-19. Os dados obtidos foram tratados de forma qualitativa. Os resultados deste estudo possibilitaram constatar que o uso limitado de estratégias tecnológicas para o ensino remoto, a falta de conectividade para o desenvolvimento de atividades no ambiente virtual e de capacitação dos docentes gera uma clara lacuna nos professores para desenvolver um processo de ensinoaprendizagem de qualidade. Conclui-se, portanto, que embora o ensino remoto possa ter funcionado bem para alguns, esta pesquisa sugere que falhou para muitos alunos e abordar as causas básicas provavelmente será mais eficaz para que se proponha uma ampla gama de ações que podem ser necessárias, desde atendimento aos alunos que não acompanharam a aprendizagem proposta até os que abandonaram os estudos ao longo deste período. Neste sentido, a gestão escolar deve atuar de forma integrada com o restante da comunidade escolar, a fim de fornecer orientações e apoio às famílias, garantindo a continuidade do processo educacional para todos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1175
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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