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A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

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JOCILEIA MONTEIRO.pdf (12.79Mb)
Fecha
2021
Autor
MONTEIRO, Jocileia
Metadatos
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Resumen
MONTEIRO, Jocilea. A influência da musicalização na formação das crianças. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Este estudo tem o objetivo de compreender como o processo de musicalização influencia o aprendizado e desenvolvimento de crianças de 0 até 3 anos de idade de um centro de educação infantil do Município de Presidente Kennedy/ES. Esta pesquisa é sustentada pelos fundamentos teóricos de Vygotsky (1999, 2008), que aborda o desenvolvimento do indivíduo por meio da linguagem, da interação e do processo histórico social, como contribuição para o desenvolvimento cognitivo humano. Fundamenta-se também na teoria de Emile-Jaques Dalcroze, sob a abordagem de Fonterrada (2009), na teoria bem como em Swanwick (1994), autores considerados importantes para a educação musical. Respalda-se também nos estudos de Brito (2003) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), e em pesquisas recentes cadastradas nos Bancos de Teses e Dissertações da Capes e na Scielo. O estudo se propõe a discutir o ensino da Musicalização como uma prática pedagógica que auxilia no processo de ensino aprendizagem de crianças, considerando que a música estimula determinadas áreas cerebrais, de forma a melhorar a capacidade de memória, a concentração, a saúde mental de crianças e o desenvolvimento comportamental. Trata-se de um estudo de caso único incorporado, classificado como exploratório, de natureza qualitativa e de intervenção, que foi aplicada a 10 crianças de um centro municipal de educação infantil. Na intervenção pedagógica foram desenvolvidas atividades que envolvem a música como prática de ensino, utilizando vídeos e outras atividades correlatas, que visavam impulsionar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Os resultados evidenciaram que a musicalização contribui para o desenvolvimento cognitivo, sensorial, motor e afetivo das crianças, sendo importante fonte de estímulo no contexto educacional. As práticas de musicalização proporcionaram às crianças uma experiência prazerosa, que passaram a se reconhecer e ao outro, permitindo-as se expressarem de diversas formas, por meio de sentimentos, pensamentos, movimentos como dança e/ou no fazer musical, acompanhando e identificando os diversos sons produzidos no ambiente. A música estimulou áreas cerebrais, favorecendo o processo de desenvolvimento na fase infantil. Como proposta de produto educacional, foi elaborado um Guia de Atividades Musicais na Educação Infantil, com objetivo de propor atividades pedagógicas que viabilizem o uso da musicalização no processo de aprendizagem das crianças.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1172
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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