FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COMO CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA SURDA: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
A presente pesquisa tem o objetivo responder o seguinte questionamento: Como ocorre o processo de ensino e aprendizagem utilizando as figuras geométricas planas no cálculo de área com alunos surdos no ensino regular? Para isso, este trabalho foi executado com uma aluna surda, objetivando seu desenvolvimento escolar junto às aulas de matemática especificamente no conteúdo da geometria plana, trabalhando com a utilização do Tangram e as figuras geométricas planas confeccionadas, para que ocorra de maneira mais eficaz a relacionar a disciplina com os objetos confeccionados para que haja uma melhor compreensão do conteúdo. Tivemos como objetivo geral compreender a importância das figuras geométricas planas através da utilização do Tangram e Materiais Manipuláveis junto ao ensino e aprendizagem do cálculo de área para aluna surda. Como objetivos específicos nos propusemos a identificar os conhecimentos prévios da aluna surda sobre o assunto a ser estudado; como também investigar a contribuição do intérprete e instrutor no desenvolvimento da aluna surda no ambiente escolar; caracterizar a importância das figuras geométricas planas na utilização do Tangram e materiais manipuláveis do cálculo de área para identificação da aluna surda; E por fim apresentar uma proposta didática contendo sugestões de atividades destinadas ao ensino da geometria plana para professores, para contribuir com um ensino que visa minimizar as dificuldades enfrentadas pelo surdo no que diz respeito à matemática, ressaltando aqui as figuras geométricas planas, como meio de uma busca da paz interior, o aprender sem cobranças, na data, hora e dia correto, que seria o momento de cada um, partimos de um pensamento que o importante é aprender e não o tempo com que se aprende. Baseando na metodologia de Yin, o estudo de caso com uma aluna visa demonstrar através de dados coletados, entrevistas semi estruturadas, conversa informal e observação participativa para obtenção de resultados qualitativos. Com a aplicação da proposta apresentada de sugestões de inserir o uso do Tangram e de materiais manipuláveis, foi possível identificar que ocorreram diversos momentos dinâmicos e que contribuíram com a aprendizagem da aluna em questão.