O ALUNO COM TDA EM SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumen
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescência, podendo acarretar sérios prejuízos no rendimento escolar e na capacidade de se apropriar da aprendizagem adequada, com lacunas de conteúdos e potencialização ou desenvolvimento de outros distúrbios. Apresenta-se como tema frequente e controverso na sociedade sendo um grande desafio nas escolas. A escolha do tema dessa pesquisa foi motivada pela importância de conhecermos de perto como acontece o processo de ensino e aprendizagem para o aluno com déficit atencional no contexto escolar e principalmente na sala de aula, a fim de termos uma visão mais clara e ampla da teoria em relação a prática executada e ousarmos questionar políticas educacionais que envolve laudos médicos, práticas pedagógicas e outras intervenções afins. Na busca por respostas a esse questionamento de inclusão para uma aprendizagem assertiva, o objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores e colaboradores sobre o TDAH mediante sua complexidade e a diversidade de influências que o envolve, para que possamos compreender como os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir das informações que possuem ou que chegam até eles. Entendemos que os valores e significados sobre o TDAH se refletem no modo como as pessoas lidam com a situação. O método das entrevistas narrativas e semiestruturadas foi utilizado para o embasamento das análises dos nove colaboradores, dentre eles, sete professores, sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção sobre o transtorno é superficial, tendencioso a medicalização, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.