O USO DA INTERNET NO CELULAR PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTATIVO NO 3º ANO DO MÉDIO.
Resumen
Neste século XXI, as discussões sobre os gêneros textuais ocupam um lugar de destaque na educação, em especial, para o ensino de língua portuguesa. Outra discussão é sobre a Internet, tendo em vista que os jovens de hoje fazem cada vez mais uso da tecnologia, principalmente do celular. Assim, cabe a essa disciplina desenvolver atividades de linguagem coletiva, utilizando-se de múltiplos e diversos gêneros de texto, adaptados a determinadas situações comunicativas. Nessa perspectiva, esta dissertação aborda sobre o uso da Internet no Celular para o Ensino do Gênero Textual Dissertativo com alunos do 3º ano do Ensino Médio, e seus respectivos professores, de uma escola da Rede Estadual no Município de Presidente Kennedy-ES. Tem como objetivo principal discutir o papel da escola em relação ao uso das tecnologias no processo de ensinagem do Gênero Textual Dissertativo na sala de aula. Esta pesquisa se justifica em virtude de o celular ter a possibilidade de ser um instrumento pedagógico utilizado na sala de aula de forma ética, com limites e regras quanto ao seu uso contribuindo para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Para tal, foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas, com estudos bibliográficos, aplicações de questionários aos alunos e a seus respectivos professores, o que gerou dados os quais foram analisados para registros desta dissertação. A análise revelou que, apesar de os sujeitos pesquisados, em sua maioria, possuírem celulares, eles apontaram dificuldades em relação ao uso dessa tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa, pois possuem uma educação mecanizada e memorística. A pesquisa evidenciou a importância do desenvolvimento de um trabalho por meio de uma formação continuada para os professores de Língua Portuguesa com uma Proposta de Práticas de Atividades Pedagógicas, para serem vivenciadas em sala de aula, com ou uso do celular como recurso didático pedagógico no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.