OS DESAFIOS PARA A PROGRESSÃO CONTINUADA E PARA A AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
Fecha
2021-01-15Autor
SILVA, CARMEN LÚCIA CUSTÓDIO DA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
SILVA, Carmen Lucia Custódio da. Os desafios para a progressão continuada nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do ensino fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 88f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020.
Este estudo apresenta discussões sobre os desafios para a progressão continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois ela se configura como uma iniciativa que contribui para que os alunos obtenham as habilidades e competências em um ciclo que é mais longo do que um ano ou uma série. Ele teve como objetivo investigar os desafios da progressão continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do Município de Presidente Kennedy-ES, debatendo sobre possibilidades de práticas avaliativas que considerem e reconheçam os conhecimentos dos alunos em relação à alfabetização e letramento, fundamentadas na ideia da não retenção. Os sujeitos da pesquisa foram 6 (seis) professores de uma Escola Polo do município que participaram de 2 (dois) momentos de Roda de Conversa online, o que oportunizou perceber os desafios que os professores enfrentam com a Progressão Continuada, pois destacaram inúmeras dificuldades na sala de aula, dentre elas a alfabetização, letramento e a avaliação, foram abordadas que há dificuldade de atender os alunos de forma individualizada. Assim, a escola precisa reconhecer sua importância da Progressão Continuada, pois ela contribui de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, é válido enfatizar que essas dificuldades necessitam de intervenções urgentes na escola. Assim, como Produto Final, foi elaborada uma Formação Continuada contemplando ações para enriquecimento do fazer cotidiano escolar do professor, promovendo estudos, reflexões e discussões, sobre Progressão Continuada com suportes de materiais para enriquecimento de suas práticas pedagógicas de forma que favoreçam o crescimento da aprendizagem dos alunos com maior qualidade e equidade.