INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE FAMILIARES, PROFESSORES E GESTORES EDUCACIONAIS
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Data
2020-11-16Autor
DIAS, ROSELI FRANCISCO DA ROCHA
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Mostrar registro completoResumo
Diante de fatores que auxiliam o processo inclusão, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como pais, professores e escola promovem a inclusão de estudantes autistas na educação infantil, em uma escola localizada no município de Vitória/ES. Destaca pesquisas realizadas sobre o processo de inclusão, com abordagem teórica dos conceitos de educação inclusiva, mais especificamente as que tratam do autismo infantil, além de percorrer registros sobre inclusão de autistas no contexto escolar, fundamentando-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan, aspectos históricos relacionados à educação inclusiva segundo fundamentos de Marcos José da Silva Mazzota e Gilberta de Matino Januzzi, a educação da criança autista com base nas teorias de Eugênio Cunha, Carlo Schmidt, Marion Leboyer, entre outros. Indicam os procedimentos metodológicos deste estudo abarcando a pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com abordagem teórica dos conceitos e teorias de educação inclusiva, em que os sujeitos abordados são pais, professor regente, professor especializado em deficiência atuante nessa escola e gestor escolar. Discorre sobre o pensamento dos indivíduos da pesquisa a respeito da inclusão na educação infantil, nota-se que a maioria dos entrevistados é enfático ao afirmar que ainda há muitas dificuldades encontradas e o despreparo da maioria dos profissionais envolvidos. Assinala, via análise de resultados, que o processo de inclusão obteve avanços significativos na concepção de Educação Inclusiva na educação infantil, em que cada indivíduo é visto como único e respeitando suas particularidades. Destaca por fim o produto resultante da dissertação, composto por uma carta de uma mãe de autista a pais, professores e educadores, bem como conjunto de informações endereçadas àqueles que têm os primeiros contatos com o universo autista como forma de orientações iniciais.