• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

IDENTIDADE E CULTURA DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE HELVÉCIA-BA: UM OLHAR A PARTIR DE RELATOS ORAIS

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (987.8Kb)
Date
2019-04-12
Author
BARRETO, MARA
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo objetiva analisar a história e preservação da identidade e cultura dos remanescentes quilombolas de Helvécia, localizada no Extremo Sul da Bahia. Apresenta um resgate da história através de relatos orais, a vivência contemporânea e o sentimento de pertencimento de uma cultura que originou o Brasil. O problema que norteou a pesquisa foi: Como a identidade e cultura quilombola tem sido historicamente trabalhados na Comunidade de Helvécia-Ba? Para melhor atingir os objetivos ora propostos foi utilizado o método qualitativo a partir de entrevistas por entender mais adequado ao que se propõe, além de permitir maior liberdade para falar a respeito do tema. Também, pela possibilidade de fundamentação teórica e literária mais ampla. E em seguida optou por utilizar o método História Oral o qual possibilitou conhecer in loco a realidade de Helvécia, fazer um resgate à história, e assim, conhecer o passado e compreender o contexto atual da população residente. Para fundamentar o Referencial Teórico, a priori, foi realizado um levantamento bibliográfico através de pesquisas no portal de periódicos da CAPES, no Google Acadêmico, e nos Periódicos Científicos da Scielo, E, assim, conclui-se que Helvécia sofre influência externa de outras culturas, portanto, é de suma importância, que o Poder Público em conjunto com a sociedade, criem mecanismos para que esta identidade seja preservada, resgatando a autonomia e o empoderamento da população que vive nesse contexto.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1038
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback