PAPEL SOCIAL E EDUCACIONAL DAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL QUE PARTICIPAM DA COPA A GAZETINHA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – ES
Abstract
O estudo investiga o papel social educacional das escolinhas de futebol de campo que
participam da Copa A Gazetinha no município de São Mateus ES, que usam o esporte
como ferramenta de Inclusão Social. Por intermédio de uma ação social direta que
atende crianças e adolescentes, na faixa etária de 07 a 16 anos, que estejam
matriculados em uma escola da rede pública ou rede privada, proporcionando aulas
no contra turno escolar com a possibilidade de acesso a modalidade esportiva: futebol
de campo, localizados em 07 bairros de periferias do município de São Mateus-ES. A
metodologia adotada se concentra na análise quantitativa e qualitativa por
amostragem com a realização de entrevistas aos pais e ou responsáveis dos
participantes das escolinhas de futebol e com os funcionários das escolinhas de
futebol. O quadro teórico fundamentou-se em obras como: PEREZ, A. J. CRISTAN,
M. L. (1995); FERREIRA NETO (1995); DARIDO (2001); DE MARCO (2011); FREIRE
(2003); SCAGLIA, (1996); CARDOSO (2017); REZER (2003), entre outros que
abordam sobre a Educação Física na história e na atualidade, esporte e
responsabilidade social e práticas pedagógicas em escolinhas de futebol. O estudo
aponta que as escolinhas de futebol que participam da Copa A Gazetinha, além de
proporcionar a inclusão social, tem como proposta a integração das comunidades e
cidades que participam do festival esportivo, visando contribuir por meio do esporte
na formação de cidadãos mais críticos, melhora da qualidade de vida, disciplina,
socialização, redução no índice de reprovação, além de minimizar ou até retirar os
participantes do contato direto com a violência, drogas e trabalho infantil