A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO DE CASOS COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE KENNEDY
Resumen
Sabe-se que a leitura é muito importante, pois ela constitui uma forma de interação
das pessoas de qualquer área do conhecimento. Portanto, essa dissertação vem de
encontro a um questionamento: Qual a importância da leitura de livros como
ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos educandos da 3ª série do Ensino
Médio e para a melhoria da qualidade da sua aprendizagem? Esta pesquisa é
qualitativa e foi realizada na EEEFM “Presidente Kennedy” ES, com os alunos e
professores da 3ª série do Ensino Médio com aplicação de questionários, cujo objetivo
foi: pesquisar como a leitura de livros pode influenciar na melhoria da qualidade da
educação desses alunos, analisando se os considerados bons alunos, isto é, aqueles
que cujas notas superam o índice médio, são realmente aqueles que mais leem.
Foram também expostos diversos tipos de livros ao alcance dos educandos e buscou se identificar os fatores que impedem a leitura dos alunos. Ao final do estudo concluiu se que os alunos são leitores e que lhes faltam é a compreensão do que leem.
Observou também, que a maioria dos alunos utiliza qualquer tipo de leitura, mas que
o livro didático ainda é a única fonte de leitura para a maioria. Concluiu-se também
que, eles leem os livros para aprender os conteúdos propostos e para realizar as
avaliações.