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dc.contributor.authorCHAVES, MARCÍLIA
dc.date.accessioned2021-09-17T17:49:47Z
dc.date.available2021-09-17T17:49:47Z
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1003
dc.description.abstractCom o objetivo de investigar práticas pedagógicas nas escolas que atendem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Municipal de São Mateus, ES e com o intuito que possa contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos no contexto escolar, esta pesquisa se debruça sobre as questões relevantes dessa modalidade de ensino, das escolas que atendem a EJA, no município citado, sendo realizada no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Mediante a necessidade de inclusão e permanência na escola, é que levanta-se o seguinte problema de pesquisa: como as práticas pedagógicas podem contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos jovens e adultos no contexto escolar? Dentre a diversidade de características que compõem a modalidade EJA, percebe-se a necessidade de investigar práticas pedagógicas reflexivas, em prol dos sujeitos que têm direito ao acesso à educação de qualidade, esses, muitas vezes, deixados à margem do conhecimento. A partir deste entendimento, define-se o objetivo geral que é investigar práticas pedagógicas nas escolas que atendem a EJA, na Rede Municipal de São Mateus – ES. Este estudo objetiva contribuir para uma pedagogia de inclusão e permanência dos educandos no contexto escolar, além de ter como objetivos específicos, os conhecimentos do processo histórico e diretrizes legais, também as práticas pedagógicas e as possibilidades de inclusão e permanência dos educandos na Modalidade EJA e o seu compartilhamento no contexto escolar. Na proposta de formação continuada aos professores da Modalidade EJA, da rede municipal, tem como finalidade auxiliá-los, nas reflexões de suas práticas pedagógicas, tornando-se um espaço dialógico de coleta de dados. A escolha pelo tema, justifica-se pela convivência da autora no cotidiano escolar supracitado, que depara-se com os desafios e as possibilidades de um ensino que podem ir além da formação fragmentada, que possa formar profissionais não apenas para atender ao mercado de trabalho. Por fim, esta dissertação, propõe reflexões para que a EJA conquiste espaços que efetivem ainda mais esta modalidade educativa, em prol dos educandos, professores e educadores.pt_BR
dc.subject: Educação de Jovens e Adultos. Práticas Pedagógicas. Gestão Democráticapt_BR
dc.titleEJA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDOS NO CONTEXTO ESCOLARpt_BR


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