MATEMÁTICA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA MODELAGEM NO EXERCÍCIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Abstract
A busca pela atenção dos alunos, nas salas de aula, possibilitou a procura por
práticas pedagógicas diferenciadas na disciplina de matemática. Sendo assim,
iniciou-se o desenvolvimento de aulas exploratórias fora do tradicional ambiente
escolar, utilizando o método da Modelagem Matemática, que instigou a curiosidade
matemática dos estudantes. Ao abordar temas ambientais nas aulas de matemática
do sexto ano do ensino fundamental, foi constatada a indiferença e a falta de
percepção quanto a temas importantes que estão em nosso cotidiano, como a falta
de água no estado do Espírito Santo, a poluição gerada por grandes empresas no
município de Vitória e a necessidade de tratamento do lixo gerado pela sociedade.
Dessa forma, iniciou-se o processo de pesquisa sobre a práxis pedagógica em
Educação Ambiental desenvolvida com alunos do quinto ano de uma determinada
escola municipal de Vitória/ES, com a proposição de uma forma de aprimoramento
ao ensino praticado em ambiente escolar, com o intuito de fomentar dúvidas, criar
questionamentos e instigar a procura de soluções para problemas ambientais,
utilizando o raciocínio matemático e os conhecimentos advindos da prática e
conhecimento científico. O desenvolvimento da pesquisa objetivou a efetiva prática
de Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e questionadora, com o objetivo
de formar cidadãos capazes de utilizar a matemática como pergunta e resposta para
situações do cotidiano. Sendo assim, foi elaborada uma sequência didática
composta por dezesseis aulas de cinquenta minutos cada, nas quais o tema
ambiental água foi escolhido para estudo e prática da disciplina de matemática. O
intuito da prática da sequência didática foi ofertar uma alternativa ao ensino
tradicional e instigar a utilização da Modelagem Matemática no desenvolvimento de
outras sequências didáticas com temas ambientais variados, evidenciando a
percepção de que o aluno é parte indissociável do meio ambiente, portanto,
responsável direto pela preservação da vida, como defesa de sua própria
sobrevivência. Ao final da sequência onde a prática da Educação Ambiental foi
utilizada como ferramenta instigadora para o surgimento de dúvidas e soluções para
problemas sociais que envolvam a intervenção matemática, os professores foram
questionados sobre as percepções e expectativas a respeito do desenvolvimento
didático por meio da modelagem.