Contabilidade Ambiental no Curso de Ciências Contábeis: Estudo de Caso na Faculdade Vale do Cricaré – ES
Abstract
A dissertação abordou aspectos que norteiam à contabilidade ambiental, refletindo
sobre o ambiente e a sociedade, buscando a relação entre a educação ambiental e
o ensino superior especificamente sua relação com o curso de Ciências Contábeis.
Verificou-se como a disciplina de contabilidade ambiental está inserida no Projeto
Pedagógico do Curso e nos Planos de Ensino do Curso de Ciências Contábeis da
Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Enfatizando a importância da formação do
profissional contábil com relação aos aspectos ambientais. Abordou temas como as
questões ambientais, a contabilidade e a educação ambiental levando em
consideração o meio ambiente. Examinou aspectos da educação ambiental no
ensino superior, a formulação do curso de Ciências Contábeis no Brasil chegando a
um estudo de caso na Faculdade Vale do Cricaré. Por meio da utilização de uma
abordagem de integração entre os métodos quantitativo e qualitativo, utilizou-se
quanto ao ponto de vista dos procedimentos técnicos: as pesquisas bibliográfica,
documental, assumindo a forma de estudo de caso, onde foram estudados os
documentos: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projeto Político Curricular
(PPC), a Matriz Curricular e aplicação de questionário aos professores do curso de
Ciências Contábeis. Ficou constatado que o ensino da contabilidade poderia ser
aprimorado para melhor atender a capacitação do profissional, de forma diferenciada
atualizando a matriz curricular com ênfase nas questões ambientais, atendendo as
demandas do mercado de trabalho devido às constantes mudanças ocorridas nas
normas e legislações contábeis.